(11) 5679-9450

(11) 99255-6888

ronaldo@artekcompressores.com.br

Artek Compressores
Artek Compressores

Venda, Manutenção e Assistência Técnica de Compressores

Instalação de Rede de Ar Comprimido

Solicitar Orçamento

Projeto e Instalação de Rede de Ar comprimidoInstalação de Sistema de Rede de Ar comprimido

Sistema de Rede Ar Comprimido

Atendemos todo o Brasil

As redes de ar comprimido realizadas com tubos e conexões TOPFUSION apresentam a melhor relação de custo beneficio por suas reconhecidas qualidades, fabricados com Polipropileno Copolimero Random tipo 3, mais conhecido como PPR, de origem europeia especialmente formulada para atender o uso da condução de ar comprimido, 5 anos de garantia, sendo material atoxico de acordo com as normas internacionais - DIN / IRAM / UNIT.

Funcionalidade das Redes de Ar Comprimido

A rede de ar comprimido tem como função principal transportar o ar desde sua geração até o ponto de consumo e também serve como reservatório secundário. A qualidade do ar comprimido é fator importante na redução da manutenção dos equipamentos pneumáticos. Os contaminantes do ar na tubulação de ar comprimido são três:

  • Água;
  • Óleo
  • Partículas sólidas.
Instalação de Redes de Ar Comprimido Redes de Ar Comprimido Instalação de Redes de Ar Comprimido

A água é proveniente da condensação do ar ao ser comprimido, o óleo provém dos próprios compressores e as partículas sólidas estão no ambiente e são aspiradas junto com o ar a ser comprimido, motivo pelo qual, o compressor deve ser instalado em área limpa. Existem muitos equipamentos que retiram do ar estes contaminantes como separadores de água, resfriadores posteriores, filtros, secadores, etc., porém quanto maior a qualidade do ar, maior o custo para sua obtenção; então deve ser levado em conta a qualidade necessária para evitar despesas sem retorno.

Projetos de Redes de Ar Comprimido Instalação de Rede de Ar Comprimido Sistema de Rede de Ar Comprimido

Um reservatório é importante porque além de decantar a água proveniente do compressor, atenua as pulsações do mesmo e as oscilações do consumo. As perdas de energia por vazamentos, são os grandes motivos de desperdício no sistema de ar comprimido havendo necessidade de inspeções periódicas. Para se ter uma idéia conclusiva da importância das inspeções periódicas na linha de ar comprimido (inclusive mangueiras e conexões) considere que um pequeno orifício de 1,0 mm de diâmetro em um sistema operando com pressão de 85 libras, propicia uma perda de 2,1 pcm de ar, com equivalente desperdício de potência de quase 0,5 HP.

Nas redes de ar comprimido realizadas com tubos e conexões em PPR TOPFUSION e garantido 100% de ausência de vazamentos por ser utilizado um processo de união dos tubos e conexões denominado de termo fusão, onde os tubos e conexões são soldados por calor, garantindo uma perfeita união, dispensando uso de roscas, colas ou outros.